segunda-feira, outubro 02, 2006

alguns resultados de ontem

Entrei e saí do meu colégio eleitoral em 4 minutos, sem filas, sem confusão, sem contratempos. Feliz também porque nas últimas 3 eleições fui mesária, chegava lá às 07h15 e só saia 17h30. Não que eu achasse o trabalho ruim, não achava mesmo. Adorava tomar conta da urna, ver as senhorinhas de mais de 80 fazerem questão de votar, a esperança das pessoas, as crianças se divertindo ajudando os pais a apertarem as teclas, ajudar com um sorriso e um gesto de compreensão os mais revoltados a se acalmarem. E depois imprimir trocentas vias das "zerézimas", assinar todas e fechar a seção (zerézima é um tipo de "extrato" com o resultado dos votos). O chato era apenas perder um domingo livre. Mas em todas as vezes eu vi a mesma eficiência. Isso era de dar orgulho. Conferi com amigos e os relatos foram de organização e agilidade, pelos jornais vi que esse mesmo cenário tranquilo se repetiu em todo país. Mais: ainda ontem à noite tivemos os resultados da apuração. 

Temos de reconhecer, nesse ponto estamos de parabéns. Agora, os resultados:
Presidente: teremos segundo turno! Ufa. Pelo menos oportunidade para se discutir propostas, cobrar respostas e ações, averiguar investigações, e quem sabe algum verdadeiro DEBATE! No mínimo conseguimos com que as pessoas sejam obrigadas (se não o fizeram até agora) a refletir um pouco mais sobre seus atos. Atos têm consequências, engraçado como muitos se esquecem disso.
Governador em SP: Serra. Não vi o que pensar de diferente neste momento, só rezo para que ele se cerque de uma equipe competente e que consiga desenferrujar um pouco a máquina, não deixando os velhos vícios do sistema atrapalharem demais a construção. Acredito que ele tem potencial pra isso (apesar de estar um tanto viciado também). Mas... vamos rezando (bastante)! Destaque para as eleições na Bahia: vitória do PT em cima da hegemonia do PFL de Antonio Carlos Magalhães. Muito bom! Mas não conheço nada desse Jaques Wagner, só sei que foi Ministro de Estado do Trabalho e Emprego do governo Lula, e é amigo pessoal dele. Bom, os militantes estão comemorando com axé music (eita, vamos ver no que dá).
Senador por SP: Suplicy, de novo. Votei nele. Não tão segura quanto já votei antes, mas gostaria que ele tivesse oportunidade de ajudar nesta nova fase que estamos entrando. Querido, fale mais alto! Brigue, lute pelo que você acredita!
José Sarney reeleito pelo AP (nossa, mas ele não é do Maranhão?? pois é, o danado foi pro Amapá para conseguir ser eleito, e deu certo. E olha lá quem mais vem de novo também: COLLOR no Senado por Alagoas, curioso não só pelo histórico dele, mas porque ele entra na vaga de Heloísa Helena. Cada uma...
Deputados Federais: gente, aqui fiquei surpreendida. Caramba, Maluf o mais votado??? Valdemar Costa Neto, Clodovil, Frank Aguiar! Esse Congresso vai ser tristemente engraçado. 
Deputados Estaduais: puxa, nós não sabemos quase nada desse pessoal. Complicado, não? O que era aquele horário eleitoral na TV?
Bom, como regra geral e FUNDAMENTAL, devemos nos informar mais e sempre, e eles também devem se comunicar mais conosco. Vi no site www.votoaberto.com.br a idéia de um tipo de "extrato parlamentar" periódico. Brilhante! Seria muito mais fácil acompanharmos nossos deputados se tivéssemos acesso a um boletim resumido com as principais ações, as propostas apresentadas, posição nas votações, presença nas sessões. Ótima ferramenta!

5 comentários:

Ivana de Souza disse...

É uma dor ver Collor se reeleger depois de tudo. Mas, cá pra nós: Maluf estava NA CADEIA ANO PASSADO! Como o povo esqueceu disse tão rápido?

Paulo Ricardo (KK) disse...

Olá Dani!!!!

Você está de parabéns pela iniciativa... li este ultimo post, depois leio com calma tudo!

Blog não substitui a presença da pessoa, mas certamente é uma forma de manter um contato com suas idéias, pensamentos e sentimentos.

beijão

Fred Neumann disse...

Oi, Dani querida,

Aos poucos a galera da ESPM da nossa " era" vai virando blogueira.
Tô aqui no interior de Minas gerais, blogando diariamente ou quase também.
Entra lá: http://fredneumann.blogspot.com
Nas eleições, por enquanto, meu pior resultado foi uma segunda suplência para deputado estadual.
No resto, ganhei, sendo que pra governador disparado, com o Aecinho.

Bom te ver na blogosfera!

Um abração,

Fredão

Anônimo disse...

Dani para presidente!!

Bjs,

Mari

rogerioze@gesto.art.br disse...

Oi Dani!!!

Parabéns pelo blog e, mais que isso, pela iniciativa. Vamos em frente! Vi seu comentário sobre o voto aberto, e obrigado pela força!!!

Bjs,