terça-feira, outubro 10, 2006

"Uma Verdade Inconveniente"

Esse é o nome do documentário estrelado pelo vice-presidente dos Estados Unidos na gestão Bill Clinton (1993 a 2001), Al Gore (ou ex-futuro presidente dos EUA, como ele bem-humorado brinca no trailler que vi há algumas semanas). No Brasil, o filme começa a ser exibido em novembro. Ficha Técnica Título Original: An Inconvenient Truth Tempo de duração: 100 min Ano de lançamento (EUA): 2006 Site Oficial: www.climatecrisis.net Direção: Davis Guggenheim O político-ambientalista mostra no documentário o conteúdo das palestras que vem realizando pelo mundo. Baseado em estudos científicos, utiliza imagens impactantes – como o derretimento das geleiras que cobriam os montes Himalaia e Kilimanjaro – e simula prováveis danos futuros – como a elevação no nível dos oceanos e conseqüente inundação de áreas populosas em todos os continentes. Al Gore ressalta a necessidade urgente de governos e pessoas adotarem hábitos de consumo responsáveis e não esconde sua frustração com a inércia da população mundial diante dos alertas do ambiente, em especial dos Estados Unidos, um dos maiores poluidores do planeta. Por outro lado, afirma ter fé no poder da comunicação para promover mudanças de mentalidade, essenciais para reverter os prejuízos ambientais.

O democrata é incisivo ao dizer que a ameaça colocada pela degradação da natureza é tão séria quanto a imposta pelo terrorismo e que seu enfrentamento depende essencialmente de vontade política e compromisso moral. Soluções existem e se encontram ao alcance das mãos. Afirma também que não existe dicotomia entre economia e preservação do ambiente, e apresenta sugestões práticas de atitudes individuais, como o uso de carros híbridos e de transporte público.

Al Gore, após ser derrotado por Bush (filho) em polêmica disputa pela presidência dos Estados Unidos em 2000, passou por um período de recolhimento, no qual retomou seus estudos sobre o meio-ambiente. Nos últimos meses, porém, volta ao centro dos holofotes como uma das personalidades mais respeitadas na luta contra o aquecimento global.

Teremos, inclusive, sua presença em São Paulo, no próximo dia 17 de outubro, participando como convidado de honra da 24ª edição do Prêmio Eco, realizado pela AMCHAM, no Auditório Ibirapuera. www.premioeco.com.br (Bom, parece que em matéria de "verdades inconvenientes" e "inércia" estamos craques. É bom começarmos a nos mexer!)

Nenhum comentário: