quinta-feira, agosto 02, 2007

leoa

Linda! 
É a leoa que, muito corajosa, governa a família. Quando várias famílias estão no mesmo local, as leoas revezam nos cuidados com os filhotes. São elas que caçam, enquanto o leão protege. É um belo animal de corpo esbelto, movimentos ágeis e músculos fortes. O passo é lento e seguro, o olhar altivo e penetrante. Com sua força, é capaz de quebrar a coluna vertebral de uma zebra.

 
A gestação dos filhotes dura de 102 a 113 dias (só??) e a leoa dá à luz dois ou três filhotes por vez. Com dois meses, já caminham rapidamente. Aos seis, abandonam o leite materno e durante algum tempo o pai é excluído do lar, ficando de sentinela nas proximidades, enquanto a mãe cuida da família. Aos oito, já acompanham a mãe na caçada, mas ficam só olhando. Após algum tempo, são submetidos a um teste, e pouco a pouco vão dominando a técnica de caçar. Com dois anos já se protegem do perigo e se sustentam sozinhos. Então a leoa deixa-os e vai criar nova "ninhada".

Os leões podem ser domados com facilidade e existem casos em que foram criados como animais de estimação, fiéis e dóceis como cachorros. Aos dois ou três anos de idade, o leão chega à plenitude de sua força. No vigor da juventude é agressivo, ágil e feroz. Dedica-se com crueldade aos prazeres da caça. Mas, um dia, é chamado pelo amor. Torna-se melancólico. Rebanhos de antílopes e zebras passam pela sua frente e ele não se perturba. Pode até conviver algum tempo com eles, em boa paz. Nesse momento tudo o que lhe interessa, é encontrar a "leoa de seus sonhos"... Procura-a em toda parte, até que finalmente a encontra. Passeia em sua frente, exibi-lhe a bela juba recém-crescida, seu orgulho. Depois que acasalam, nenhuma outra leoa o atrai - é fiel até o fim da vida. Mesmo que sua esposa morra ou seja capturada, o leão não procura outra. A leoa viúva ou separada, fica solitária até morrer.

(será que é assim? fiquei curiosa...)

Fonte: www.webciencia.com/14_leao.htm

*

Um comentário:

Manuella disse...

ola!
Vi que você me add no blog...
mto obriga viu?
Qdo der passa lah!
bjs