sábado, abril 19, 2008

Ufa, estamos funcionando!

(da desconstrução da antiga ordem) Quando sinto uma emoção negativa, geralmente me condeno. Acho que estou cometendo algum crime grave. Mas isso é porque aprendi a reconhecer mais claramente aquilo que não quero, em vez daquilo que quero. Mas me parece agora que todas as emoções são preciosas, as positivas e as negativas. SENTIR é fabuloso! As emoções positivas são prazerosas, nos trazem a sensação de caminho certo, fazem eco gostoso na alma. Já as emoções negativas nos trazem dor, incômodo, preocupações. Mas ainda bem que a dor existe! É o alerta de algo está errado e assim podemos verificar o que é e corrigir nosso comportamento. As emoções negativas também fazem parte do sistema de orientação que nos mostra que estamos permitindo que nossa energia flua. Explico: toda vez que sinto uma emoção negativa, penso "Ai, que feio, que vergonha! Já estou eu aqui errando DE NOVO. Como faço bobagem!" Mas a questão é que ao invés de me julgar e condenar, devia sentir satisfação por ter CONSCIÊNCIA de estar sentindo essa emoção negativa: "Gente, meu sistema de orientação está funcionando! Posso perceber quando minha energia está fluindo na direção oposta daquilo que eu quero." Seja a briga com um amigo, seja uma criança que não se comporta ou um companheiro que não nos dá o devido valor, seja falta de dinheiro, seja nosso corpo que não colabora ou um cachorro que nos esteja mordendo. Não importa QUAL é a experiência que estamos tendo no momento. O que importa é que através dela chega uma compreensão maior do que queremos. E, permitindo que a experiência negativa sirva como um catalisador para nos ajudar, identificamos o que REALMENTE queremos, e visualizamos isto, ou falamos sobre isto, descrevemos como seria estarmos no ponto onde isto já tivesse acontecido, contamos para outras pessoas como isto seria maravilhoso, ou nos lembramos de algum momento em que estávamos mais próximos do que desejamos. Nesse instante sentimos a energia negativa ir embora e podemos nos reposicionar. Abandonemos os papéis de juiz e de réu, nessa hora sejamos apenas observadores. Nesse momento nossa energia mudará. Então, que tomemos mais decisões, a cada dia, sobre o que queremos, pois ao tomarmos mais decisões, chamamos mais a "atenção" do universo sobre nós. Afinal, não dizem que o universo conspira a nosso favor?? Melhor o deixarmos mais bem informado!

Nenhum comentário: