segunda-feira, maio 26, 2008

siga

"O Zen diz que a verdade não tem nada a ver com autoridade, que a verdade não tem nada a ver com tradição; que a verdade não tem nada a ver com o passado: a verdade é uma realização radical, pessoal. Você precisa conquistá-la.
O conhecimento oficial é coisa segura; a busca do conhecimento pessoal, porém, é muito, muito arriscada. Ninguém pode garantir o resultado. Se você me perguntar se posso garantir alguma coisa, direi que não posso garantir-lhe nada. Só posso garantir o perigo - isso é certo. Só posso garantir-lhe uma longa aventura, com todas as possibilidades de dar errado e de nunca se atingir a meta.
Uma coisa, porém, é certa: a própria busca irá ajudá-lo a crescer. Só posso garantir-lhe o crescimento. O perigo estará lá, o sacrifício estará lá; você estará mergulhando a cada dia no desconhecido, em terreno inexplorado, e não haverá nenhum mapa a seguir, nenhum guia para acompanhar. Sim, há milhões de riscos e você poderá desviar-se, poderá perder-se, mas é esta a única maneira de crescer. A insegurança é a única senda para o crescimento, enfrentar o perigo é a única forma de crescer, aceitar o desafio do desconhecido é o único caminho para se crescer."

Osho - Dang Dang Doko Dang Chapter 7
Pode seguir em frente, amigo, o caminho é esse mesmo. Estude os mapas e as rotas, converse com quem já visitou o lugar. Mas, chegando lá, lembre-se que os passos, as falas ensaiadas e todo o planejamento minucioso servem apenas como diretriz, o que valerá mais é o seu estado de presença, a sua habilidade de improviso e o que leva aí dentro de você. Fique sempre atento à última "deixa" e respire confiante. Vamos lá, pode ir. 

*

Um comentário:

Fernando Carrara disse...

Hoje acordei com vontade de escrever sobre medo e escolha. Se você deixa de fazer algo por medo, já está fazendo a escolha errada. O caminho é incerto pra todos. Porém é mais belo pra quem arrisca. A simples chance de tentar já é uma grande vitória.
A energia de passar por aqui é sempre muito boa.
Beijo pra você Dani.