sexta-feira, maio 29, 2009

Muso

"As one strives to make a goal in a game, there should be a goal in this crazy world for all of us. I hope I know where mine is, anyway, I'm after it."

James Dean (aos 17 anos)

Dean nasceu no dia 8 de fevereiro de 1931 em Indiana (EUA) e se tornou um ícone depois de ser protagonista em apenas três filmes: "Rebelde Sem Causa" (1955), "Vidas Amargas" (1955) e "Assim Caminha a Humanidade" (1956). Filho único, James Byron Dean perdeu a mãe aos 9 anos e passou a adolescência na casa dos tios em Fairmount. Considerado uma criança introspectiva, cresceu na fazenda e ali aprendeu a dirigir trator e ordenhar vacas. Ainda pequeno, estudou violino (um desejo da mãe) e sapateado, e aos 14 anos já participava do teatro escola. Com esforço conseguiu se enturmar e se destacou nos times de basquete e beisebol do colégio, mas a convivência com os tipos mais atléticos e fanfarrões era difícil.

Em seu aniversário de 18 anos, Dean alistou-se em Fairmount, mas escapou do serviço militar declarando ser gay. Quando a colunista Hedda Hopper lhe perguntou mais tarde como evitara a convocação para a Guerra da Coréia, ele lhe disse: "Eu beijei o médico."



 

Em 1949 foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática e morar com o pai e a madrasta. Acabou fazendo dois anos da faculdade de Direito (um desejo do pai), mas largou o curso e mudou-se para Nova York, onde começou a estudar no lendário Actor's Studio. Para se manter, trabalhou como garçom e foi cobrador de ônibus. Fez inúmeros testes para a TV e em 1952 conseguiu pequenas pontas em programas ao vivo. Seus amigos o motivavam a querer viver a arte. Pintava, fotografava e atuava intensamente.

Apaixonado por carros, motos e velocidade, conhecia bem mecânica e participava frequentemente de corridas nas duas modalidades.

Envolveu-se com jovens "starlets" como Terry Moore e Ursula Andrews, ou figuras exóticas do show business, como a atriz Maila Nurmi. Mas foi em 1954 que conheceu a jovem estrela de "O Cálice Sagrado", Pier Angeli, para muitos o grande e único amor de sua vida. A mãe de Pier (e também sua agente) era contra o relacionamento, criticando o temperamento problemático e rebelde de Jimmy. Os dois acabam se afastando e o término do namoro deixa o ator bastante abalado. Alguns meses depois, ao saber que a ex-namorada estava de casamento marcado com o cantor Vic Damone, apareceu na porta da igreja e conseguiu chamar a atenção dos noivos "arrancando" com a moto em alta velocidade. Só reencontraria Pier quase um ano mais tarde nas filmagens de "Assim caminha a Humanidade". E foi em uma de suas paixões que Dean morre no dia 30 de setembro de 1955, aos 24 anos. A caminho de Salinas para mais uma corrida, seu novo Porsche prateado colide violentamente com outro carro que cruza a estrada de forma repentina em sua frente. Seu velocímetro marcava 115 milhas (170 km) por hora.
   

Foto 1: fotógrafo Roy Schatt, fotos 2 e 3: Phil Stern, achei na BBC
Fontes: Wikipedia e The Official Site of James Dean

Um comentário:

S. disse...

Ele era realmente lindo.
E um homem de personalidade forte.
Bjs