sábado, outubro 02, 2010

ouvidos

"Quando você realmente ouve o que o outro tem a dizer, a calma surge e se torna parte essencial do relacionamento. Mas ouvir com atenção é uma habilidade rara. Em geral, as pessoas concentram a maior parte de sua atenção no que estão pensando. Na melhor das hipóteses ficam avaliando as palavras do outro ou apenas usam o que o outro diz para falar de suas próprias experiências. Ou então não ouvem nada, pois estão perdidas nos próprios pensamentos.

Ouvir com atenção é muito mais do que escutar. Ouvir com atenção é estar alerta, é abrir um espaço em que as palavras são acolhidas. As palavras se tornam então secundárias, podendo ou não fazer sentido. Bem mais importante do que aquilo que você está ouvindo é o ato em si de ouvir, o espaço de presença consciente que surge à medida que você ouve. Esse espaço é um campo unificador feito de atenção em que você encontra a outra pessoa sem as barreiras separadoras criadas pelos conceitos do pensamento. A outra pessoa deixa de ser o "outro". Nesse espaço, você e ela se tornam uma só consciência."

Eckhart Tolle

*

2 comentários:

O gerente disse...

Tarefa pra poucos. Como tudo o que é bom e valioso, de certa forma so pertence a poucos tambem. Muitos falam, poucos escutam, ninguem ouve...

Beijos

Carla Farinazzi disse...

É bem verdade isso Dani.

Quantas pessoas hoje em dia nos ouvem com atenção? Pouquíssimas.

Elas mal podem esperar que você termine da falar para começarem a falar de si mesmas ou de algo que lhes aconteceu. Nem te ouvem.

As pessoas esqueceram que têm DOIS ouvidos e UMA boca apenas!

Beijão

Carla